Aprenda como funciona um Fogareiro Químico Militar (FRH)

Aprenda como funciona um Fogareiro Químico Militar (FRH)

Você sabe como funciona um Fogareiro Químico?

Antes de tudo, deixa eu explicar o que é um Fogareiro Químico, e onde ele é usado:

Pode parecer novidade, mas fogareiros químicos (ou Flameless Ration Heater – FRH) são usados pelas Forças Armadas dos Estados Unidos desde 1993.

Sua função é aquecer as rações militares (comida termoprocessada) para que o combatente possa ter uma refeição quente. Além disso, por não produzir chama, é uma forma mais segura para que o a tropa não seja localizada facilmente.

O princípio do fogareiro químico é uma reação exotérmica (reação química que produz calor) que acontece quando a água entra em contato com um composto de magnésio e ferro (elemento aquecedor).

Neste modelo que testei, da marca ProMeal (www.promeal.com.br) a temperatura atinge 96 ºC e é mantida em aproximadamente 60 ºC por até 60 minutos, tempo mais do que suficiente para aquecer mais de um pacote de comida termoprocessada.

Pessoalmente, não gosto muito deste tipo de fogareiro. Apesar do elemento aquecedor não agredir o meio ambiente, acabamos gerando mais lixo em função das embalagens. Além disso, o acesso a comidas termoprocessadas ainda é limitado no Brasil.


Gostou deste vídeo?

Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato.
Até breve!

AuthorPedro Lacaz Amaral

Praticante de atividades ao ar livre desde 1990, sempre teve espírito aventureiro. Formado em Administração com especialização em Marketing e Business Inteligence, Pedro, junto com Kiko Araujo trouxe em 2001 a Deuter para o Brasil e atualmente é sócio da Proativa, empresa que faz a gestão das marcas Azteq, CamelBak, Deuter e Sea to Summit no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *