7 dicas para acampar com rede no inverno

7 dicas para acampar com rede no inverno

Com conhecimento e os equipamentos certos, acampar com rede pode ser muito divertido, até mesmo no inverno. Esse texto foi feito para você que está começando a acampar com rede e não sabe muito bem o que deve fazer para não passar perrengue naquelas noites frias.

Posso acampar com rede no inverno?

Quando falamos em acampar com rede muita gente “torce o nariz”, ainda mais se for durante o inverno. Mas não precisa ser assim, é perfeitamente possível usar a rede de camping no inverno, desde que você saiba o que precisa fazer para lidar com a temperatura baixa e tenha os equipamentos corretos.

1. Proteja a sua rede contra o vento

Tudo começa ao escolher o local onde você irá montar a sua rede. É importante levar em consideração a direção do vento e aproveitar as proteções naturais do terreno, como arbustos, rochas, morros e árvores. Você também pode esticar uma lona entre duas árvores para evitar que o vento atinja a sua rede diretamente.

Acampar com rede
Na foto acima a rede foi montada em um ambiente aberto, sem nenhuma proteção contra o vento.

2. Use um under quilt quando for necessário

Você pode usar um “under quilt” para ajudar a melhorar a retenção do calor e bloquear o vento. O “under quilt” é um equipamento que lembra um saco de dormir, só que você coloca ele ao redor da rede, do lado de fora. Isso cria uma camada de ar entre o under quilt e a rede, assim o calor fica preso nesta camada de ar.

Você ficará mais aquecido se usar um under quilt, ao invés de usar apenas um saco de dormir. Isso acontece porque quando deitamos em uma rede usando um saco de dormir tradicional comprimimos o enchimento do saco contra a rede, o que prejudica a capacidade de isolamento do saco de dormir nestes pontos comprimidos.

Under Quilt
O Under Quilt é uma extra de proteção que vai embaixo da sua rede. Ele te protege do vento e ainda ajuda a reter o calor.

Por causa da compressão que citamos acima, muita gente prefere substituir o saco de dormir pelo “quilt”. O quilt funciona com um cobertor, ou seja, você não entra dentro dele como acontece em um saco de dormir comum. A vantagem disso é que, normalmente, o quilt é mais leve e menos volumoso do que um saco de dormir tradicional. Além disso, o quilt não terá o problema de ser comprimido contra a rede, já que você não deita sobre ele.

Dica extra: você pode usar o seu saco de dormir como um quilt improvisado, basta abrir o saco de dormir completamente e usá-lo como um se fosse um cobertor dentro da sua rede.

Não confunda:

– Under quilt: esse item será usado por baixo da sua rede (“under”), como se fosse um saco de dormir que abraça a rede pelo lado de fora.
– Quilt: funciona como um “cobertor”, ou seja, é um item que será usado dentro da rede para cobrir o seu corpo.

3. Use um isolante térmico dentro da rede

Se o frio não for tão intenso, você pode usar um isolante térmico como uma alternativa para o under quilt. Neste caso o isolante térmico ficará embaixo do seu corpo, do lado de dentro da rede. Aliás, o isolante térmico deve ser usado mesmo durante o verão para evitar que o ar frio que flui por baixo da rede afete a temperatura do seu corpo. A princípio pode parecer desnecessário usar o isolante térmico durante o verão, mas acredite você irá dormir bem melhor se estiver usando ele.

Você pode usar um isolante de EVA comum ou um isolante inflável. Mas saiba que os isolantes térmicos podem escorregar e até deslizar para fora da rede quando você se movimentar durante a noite. Algumas redes têm um compartimento interno que limita a movimentação do isolante térmico, impedindo que ele deslize. Geralmente os isolantes infláveis possuem uma textura mais lisa e isso faz com que eles deslizem com mais facilidade do que os isolantes de EVA.

Outra opção é investir em um isolante térmico feito especificamente para ser usado em conjunto com a rede, mas eles não são comuns aqui no Brasil. Alguns possuem seções laterais dobráveis, permitindo que o isolante se molde ao formato da rede, já outros possuem uma camada refletiva para auxiliar na manutenção do calor.

4. Cubra a sua rede com uma lona

Colocar uma lona impermeável (ou “tarp”) por cima da rede te ajudará a bloquear o vento, a chuva, o sereno ou a neve – além de melhorar a retenção do calor. Tenha em mente que é melhor colocar a lona o mais baixo possível, bem próxima da rede.

Prenda a lona na árvore em um ponto logo acima das fitas da rede, puxe os cantos da lona e prenda-os de modo que a cobertura fique bem esticada. Mantendo a lona mais baixa e mais fechada você irá criar um microclima mais confortável e aquecido (mas não deixe a rede ficar encostada na lona). Se você abrir a lona terá mais ventilação e visibilidade do espaço ao redor, porém irá reter menos calor.

Resumindo: em climas frios você pode fechar mais as laterais da lona, aproximando elas da rede; já em climas quentes você pode afastar as laterais da lona para melhorar a ventilação.

Você encontra uma grande variedade de tarps e lonas no mercado, alguns são específicos para as redes de camping e outros são genéricos, como aquelas lonas plásticas que encontramos nas lojas de ferragens.

Tarp da Sea to Summit
O tarp é uma lona que serve para cobrir a rede. Mas ele é um item versátil que também pode ser usado sozinho para improvisar um abrigo ou cobrir uma área auxiliar do seu acampamento, como um espaço para cozinhar, por exemplo.

O importante é que o tarp escolhido seja resistente, impermeável, não pese muito e tenha vários pontos de ancoragem para que você possa esticar a cobertura em todas as direções. Se você optar por comprar uma lona genérica preste atenção nas medidas e escolha um tamanho que irá cobrir completamente a sua rede. Lonas menores podem deixar as pontas da rede descobertas e isso será um pesadelo durante uma noite chuvosa.

Inclusive existem tarps que podem ser fechados nas pontas e assim deixam o usuário ainda mais protegido contra o vento, como o que aparece na foto abaixo:

Tarp para rede
Exemplo de tarp feito para ser usado em conjunto com uma rede e oferecer mais proteção ao usuário. observe a rede posicionada próxima do alto do tarp e a silhueta do under quilt embaixo da rede

5. Experimente usar um travesseiro

Ao acampar com rede você deve evitar ao máximo que qualquer parte do seu corpo encoste diretamente no tecido da rede se quiser se manter aquecido, principalmente se você não estiver usando um under quilt ou um isolante térmico. Experimente usar um travesseiro para solucionar este problema e não se esqueça de proteger seus ombros e o pescoço.

Muita gente não gosta de usar o travesseiro na rede, então faça um teste para saber o que é melhor para você. Juntar algumas peças de roupa e usar como um travesseiro improvisado pode ser uma boa alternativa.

6. Vista as suas roupas quentes

Usar camadas de roupas permitirá que você regule sua temperatura evitando que fique muito quente ou muito frio. Com um pouco de prática, você aprenderá a colocar e retirar suas roupas sem precisar sair do conforto da sua rede. Deixar um saco com roupas extras dentro da rede para que elas fiquem quentes e acessíveis é uma ótima ideia. Inclua nesta lista um gorro, luvas e meias – se for necessário.

É muito importante que você nunca se deite usando roupas úmidas ou molhadas. Troque as roupas antes de entrar na rede e pendure do lado de fora tudo que estiver molhado. Sempre tenha roupas quentes e secas para usar durante a noite, essa é uma regra que vale para qualquer tipo de acampamento.

Leve uma manta térmica aluminizada e deixe ela por perto se você achar que as suas roupas e equipamentos não serão suficientes. A manta térmica é um item de segurança, leve e pequeno, que pode fazer muita diferença em uma situação assim.

Dica extra: deixe alguns pequenos snacks e uma garrafa de água dentro da rede (uma garrafa que não vaze, é claro). Você pode sentir sede ou fome durante a noite e resolver isso sem ter que sair da rede será muito bom, pode apostar!

7. Use uma garrafa com água quente para se aquecer

Este é um velho truque que também funciona para quem acampa com rede. Encha uma garrafa com água quente e coloque ela perto dos seus pés. Isso ajudará a aquecer todo o seu corpo durante a noite. Mas tome cuidado com alguns detalhes: escolha uma garrafa que não vaze e não esquente a água demais – você quer se aquecer e não derreter a sua garrafa ou se queimar.

Seguindo essas dicas a sua experiência de acampar com rede será muito mais agradável e divertida, mesmo durante as noites frias de inverno.

Veja também:

Talvez você não saiba, mas nós já publicamos no Gear Tips outros dois textos com mais dicas para você que tem interesse em acampar com rede, confira:

Dúvidas sobre Redes para Trekking;
Redes de Camping da Sea to Summit.

E se você é membro do Gear Tips Club pode assistir uma palestra super completa sobre as redes de camping, no Gear Tips Plus – o nosso site de streaming de vídeos e filmes outdoor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.