5 dicas valiosas sobre Equipamentos para Peregrinos

5 dicas valiosas sobre Equipamentos para Peregrinos

O número de pessoas que fazem o Caminho de Santiago de Compostela ou outros caminhos de peregrinação no Brasil e no Mundo vem aumentando ao longo dos anos.

Uma das preocupações de todos os peregrinos é quanto a escolha do equipamento adequado, não apenas em relação ao peso a ser transportado, mas também em selecionar o que de fato vai ser necessário durante a jornada.

Aqui você vai encontrar 5 dicas valiosas sobre Equipamentos para Peregrinos.

DICA 1: Lanterna de Cabeça

Muitas pessoas ainda usam lanterna de mão. Não que isso seja um problema, pois em diversas situações elas são muito úteis! Porém, o uso de uma lanterna de cabeça facilita muito a vida, pois ficamos com as mãos livres.

Durante um caminho peregrino, a lanterna acaba sendo mais usada dentro do quarto do albergue ou hostal, para arrumar a cama, mexer na mochila e etc. Por isso, usar uma lanterna de cabeça é muito mais prático do que uma lanterna de mão.

Porém, a dica principal é usar uma lanterna de cabeça que tenha, além do LED branco, um LED vermelho. Ele ajuda muito pois não vai incomodar as demais pessoas dentro do quarto! A luz vermelha permite que você veja o que precisa fazer e, por não ser tão clara e brilhante, não atrapalha os demais ocupantes!

Assista ao vídeo sobre Lanternas de Cabeça 


DICA 2: Sistema de Hidratação

O uso de garrafas ainda é comum entre os peregrinos. Obviamente, elas são fáceis de usar mas podem gerar alguns problemas:

a) Dependendo da mochila, não é fácil alcançar o bolso lateral, onde geralmente são colocadas as garrafas. Claro que isso é um problema simples, mas pode incomodar.
b) O principal problema é o desbalanceamento da mochila. Colocando água apenas de um dos lados (o que a maioria das pessoas faz), o peso fica distribuído de forma desigual, exigindo mais esforço para mantermos o corpo na posição correta. Algumas pessoas chegam a levar garrafas de 1,5 litros de um dos lados, e nada do outro lado.

Usando um sistema de hidratação (conhecidos como CamelBaks – que na verdade é uma marca de sistema de hidratação) você resolve os dois problemas de uma vez:

a) O acesso à água fica super simples, pois uma mangueira sai do reservatório e fica na alça da mochila, permitindo que você beba tranquilamente;
b) O sistema de hidratação fica centralizado na mochila e próximo às costas do usuário, fazendo com que a mochila fique equilibrada e o centro de massa da mochila fique próximo ao centro de gravidade do usuário.

Para saber como montar uma mochila, assista ao vídeo Como Organizar uma Mochila para Trekking


Dica 3: Sacos Estanques

Estes equipamentos tem uma dupla função: proteger e organizar os equipamentos.

Eu gosto muito de ter todos os grupos de equipamentos separados, para uma melhor organização dentro da mochila. E, faço isso com sacos estanques pois eles garantem uma proteção extra, mesmo minha mochila tendo capa de chuva.

Apenas como exemplo, faço a seguinte separação:
1- Saco Estanque de 13 litros com Saco de Dormir, Travesseiro Inflável e roupa de dormir, no compartimento inferior da mochila;
2- Saco Estanque de 13 litros com roupas;
3- Saco Estanque de 4 litros com itens eletrônicos.

Dependendo da situação e dos equipamentos, uso mais ou menos sacos estanques, de tamanhos variados. Desta forma, sei exatamente onde está tudo dentro da mochila e garanto uma proteção extra!

Assista ao vídeo sobre Sacos Estanques Sea to Summit


DICA 4: Toalhas Ultra-Absorventes

Tomar banho é algo comum entre os peregrinos. Pelo menos os brasileiros. Não é como nas trilhas de longo curso em que não existe a possibilidade de banho diário. 

Porém, a questão aqui é peso e volume, além da eficiência do equipamento. Neste caso, em absorver água suficiente para nos secar e permitir que a água evapore o mais rápido possível. Afinal, não queremos guardar a toalha molhada na mochila.

Toalhas feitas em microfibra são super-absorventes e estão disponíveis no mercado em diversos tamanhos e espessuras. Mas, elas não são todas iguais. As composições vão variar e a tecnologia na tricotagem também.

Apenas como exemplo, a Sea to Summit possui 4 tipos de toalhas diferentes! Algumas absorvem até 5 vezes seu peso em água. Ou seja: 1 kg de tecido absorve até 5 litros de água!

Com o foco no peso e volume, a melhor opção do mercado mundial (e presente no Brasil) é a Air Lite Towel, da Sea to Summit. O modelo mais adequado para esta atividade é o tamanho XL. Porém, existem outros tamanhos:

AirLite Towel S – 36 x 36 cm – 12 g
AirLite Towel M – 84 x 36 cm – 28 g
AirLite Towel L – 108 x 45 cm – 47 g
AirLite Towel XL – 132 x 54 cm – 70 g

Assista ao vídeo da Air Lite Towel 


DICA 5: Bastões de Caminhada

Por fim e não menos importante, os Bastões de Caminhada. Comecei a usar este equipamento em 2004 e nunca mais deixei de lado. Sempre achei curioso que no Brasil as marcas vendem a unidade, mas no exterior, as marcas técnicas vendem em par. E a dica é justamente esta!

Vejo muitos peregrinos ainda usando apenas 1 bastão de caminhada. Talvez pela questão do uso do cajado, que é algo simbólico do Caminho de Santiago de Compostela. Mas, usar um par de bastões de caminhada é muito mais confortável e eficiente. Distribuímos o peso de forma equilibrada, ficamos simétricos e conseguimos uma impulsão muito melhor.

Vale a pena experimentar! Se você usava apenas um e testou usar o par de bastões de caminhada, deixe seu comentário aqui, sobre como foi sua experiência!

Assista ao vídeo do Bastão de Caminhada Actos 


Gostou deste vídeo?

Qualquer dúvida é só deixar um comentário abaixo ou entrar em contato. Até breve!

AuthorPedro Lacaz Amaral

Praticante de atividades ao ar livre desde 1990, sempre teve espírito aventureiro. Formado em Administração com especialização em Marketing e Business Inteligence, Pedro, junto com Kiko Araujo trouxe em 2001 a Deuter para o Brasil e atualmente é sócio da Proativa, empresa que faz a gestão das marcas Azteq, CamelBak, Deuter e Sea to Summit no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *