10 dicas para acampar no inverno

10 dicas para acampar no inverno

Acampar no inverno pode ser delicioso ou pode ser “a pior coisa do mundo”, a diferença entre viver uma experiência boa ou ruim vai depender do seu conhecimento e dos equipamentos adequados para a temperatura do local. Durante o verão, ou nas épocas de temperaturas mais amenas, vemos muitas pessoas acampando pelo litoral do Brasil, mas nem todos esses campistas possuem o conhecimento necessário para acampar em locais frios. Mas não se preocupe, se este for o seu caso nós podemos te ajudar a entender tudo que você precisa para curtir um bom acampamento durante o inverno.

Acampar no inverno apresenta desafios especiais

As temperaturas podem cair abaixo de zero em algumas regiões do país ou no alto das montanhas. Para acampar em condições assim você precisa ter conhecimento, equipamentos e roupas adequadas para se manter aquecido, seco e confortável. Se você esquecer de levar alguma coisa em um acampamento de verão pode ser que nem sinta falta daquele item, mas em climas frios a situação é completamente diferente. Se você não estiver realmente preparado pode passar um perrengue sério ou até mesmo parar num hospital. Quer saber como evitar essa roubada?

1. Confira a previsão do tempo

Como em todas as suas aventuras ao ar livre, você deve fazer sua lição de casa e verificar as condições climáticas durante o seu planejamento. Consulte a previsão do tempo em mais de uma fonte e, se possível, veja a média da temperatura ao longo dos anos para aquela região. Lembre-se de que as condições podem mudar rapidamente e que as previsões também erram, portanto, esteja preparado com todas as roupas e suprimentos necessários para o pior cenário.

Se esse for o seu primeiro acampamento no frio é melhor errar pelo exagero do que pelo minimalismo, ou seja, é melhor carregar algumas roupas ou equipamentos extras do que sentir frio. Com o passar do tempo você irá ganhando experiência e poderá ajustar mais facilmente o seu checklist de equipamentos para o inverno.

Dica para quem está começando: para o seu primeiro acampamento de inverno escolha um local ou época do ano onde a temperatura não seja tão baixa. Desta forma você poderá testar seus equipamentos e descobrir o que pode melhorar, o que pode ser deixado em casa e o que é fundamental.

2. Escolha o local certo para montar seu acampamento

Montar sua barraca no lugar certo pode fazer a diferença entre um acampamento de inverno agradável e aconchegante ou um miseravelmente frio. Procure um local que tenha vegetação ou rochas que possam bloquear parcialmente o vento, mas certifique-se de que as árvores sejam resistentes e que não estejam mortas, morrendo ou apodrecendo. O mesmo acontece com os galhos. Não acampe debaixo ou perto de árvores ou galhos que podem cair.

Escolher o local certo também facilitará a execução de outras tarefas do acampamento. Cozinhar em uma área protegida do vento evitará o desperdício de combustível e será muito mais agradável do que cozinhar exposto ao vento frio.

3. Vista-se em camadas

O truque para ficar confortável durante o inverno é permanecer quente e seco. Para fazer isso, você precisa regular a temperatura do corpo para que não fique nem quente demais ao ponto de suar e nem frio demais. A maneira mais eficiente de regular sua temperatura é usar camadas de roupas para que você possa adicionar ou remover roupas de acordo com a sua necessidade.

E aí, está curtindo esse conteúdo?

Você sabia que o Gear Tips Club é a maior comunidade de praticantes de esporte montanha do Brasil, com descontos e conteúdos exclusivos? Clique aqui para fazer a sua assinatura.
 

Quando falamos em camadas, as pessoas pensam instantaneamente na sobreposição de camisas e casacos, mas as calças, meias e luvas também podem ser vestidas em múltiplas camadas. Além disso, os gorros e bandanas também devem fazer parte do seu sistema de roupas para o inverno.

Basicamente, existem três camadas que você deve usar:

Camada de base: também é conhecida como “primeira camada”. Essas roupas ficam em contato direto com a pele e afastam a umidade do corpo para mantê-lo seco. Elas devem ser feitas de materiais sintéticos ou lã de merino. Não use tecidos de algodão como camada de base, o algodão absorve a umidade e rouba o seu calor corporal. As camadas base, também são popularmente chamadas de “segunda pele” e podem ser finas ou grossas.

Camada intermediária: a “segunda camada” ou “camada de aquecimento”, é a responsável por reter o calor do corpo. Casacos de fleece e jaquetas de pluma são dois exemplos de peças que compõe essa segunda camada. Uma boa dica é escolher peças de roupa com zíper para a sua segunda camada, assim você pode usar o zíper, mais aberto ou mais fechado, para fazer um ajuste fino da retenção de calor. Algumas peças de roupa possuem zíperes parciais e outras contam com zíperes que permitem a abertura completa da roupa.

Camada externa: também é conhecida como “terceira camada” ou “camada impermeável”. Inclui jaquetas, casacos, calças e luvas impermeáveis que oferecem proteção contra o vento e a umidade.

Que tal ver o sistema de camadas funcionando na prática? Assista este vídeo do Gear Tips Lab onde nós usamos uma câmera térmica para demonstrar o funcionamento do sistema de camadas:

Dica extra: use roupas limpas e secas para dormir, além de ser muito mais agradável as roupas secas não irão prejudicar o seu aquecimento. Já roupas molhadas e sujas irão prejudicar a manutenção do calor.

4. Escolha a barraca certa

Escolha uma barraca de três ou quatro estações para acampar no inverno. Uma barraca de três estações funciona para a maioria das condições de inverno amenas e terá uma ventilação melhor, o que vai reduzir a quantidade de condensação que pode se formar dentro da barraca. Dê uma olhada neste texto que publicamos aqui no site com dicas para prevenir e minimizar a condensação na barraca.

As barracas de quatro estações são projetadas para suportar ventos fortes e neve. Elas normalmente usam pouca tela na construção do quarto e contam com um sobreteto que vai até o chão, algumas possuem até mesmo uma saia ao redor do sobreteto. Justamente por causa dessas características elas são ótimas em locais com neve, mas podem condensar mais facilmente aqui no Brasil.

Resumindo, barracas de três estações irão oferecer uma ventilação melhor e isso irá ajudar no controle da condensação dentro da barraca. Já barracas de quatro estações irão reter melhor o calor interno por serem mais fechadas, mas também irão condensar com mais facilidade aqui no nosso clima.

Barraca Azteq Mykra 2/3

Ao escolher uma barraca, certifique-se que ela tem espaço suficiente para abrigar os ocupantes e os seus equipamentos com um mínimo de conforto – isso será ótimo se você precisar passar muito tempo dentro dela.

5. Escolha o saco de dormir certo para acampar no inverno

As classificações de temperatura dos sacos de dormir não são extremamente precisas, porque muitos fatores afetam a temperatura do nosso corpo à noite. Algumas pessoas tendem a sentir mais calor, enquanto outras tendem a sentir mais frio. Além disso, seu calor também é afetado pelas calorias que você consumiu antes de dormir. Portanto, pode ser uma boa ideia escolher um saco de dormir que tenha uma classificação de temperatura alguns graus abaixo da temperatura mais fria que você espera encontrar. Você também pode usar um liner para adicionar uns graus extras ao seu sistema de dormir.

Tenha em mente que a maioria dos sacos de dormir com enchimento de plumas será mais leve e mais eficiente para lhe manter aquecido. No entanto, eles perdem a eficácia térmica quando estão molhados. Já um saco de dormir com isolamento sintético pode pesar mais e ser muito mais volumoso, mas continuará a mantê-lo aquecido mesmo de ele estiver molhado. Existem sacos de dormir de pluma onde o enchimento possui um tratamento especial para repelir a água, mas normalmente esses sacos são mais caros.

Escolher um saco de dormir pode ser uma tarefa complicada para quem não tem o conhecimento certo e não entende as faixas de temperatura, as diferenças de enchimento ou de formato. Se você tem dúvidas sobre este assunto veja o nosso texto com dicas para você escolher o melhor saco de dormir.

Dica extra: avalie o seu orçamento, o volume, o peso e a faixa de temperatura do saco de dormir. Assim você pode montar uma tabela e comparar qual será o melhor saco de dormir para o seu uso levando em conta o espaço que ele irá ocupar na sua mochila, o peso, a faixa de temperatura e o preço dele.

7. Usar o isolante térmico certo é fundamental no inverno

Grande parte de sua perda de calor acontece por dormir em contato com o chão frio. É fundamental que você escolha um isolante térmico adequado para a temperatura do local onde você vai acampar. Lembre-se, os isolantes térmicos são classificados pelo valor “R”, um número que vai de 1.0 até 8.0 – quanto maior for o valor R melhor será a capacidade de isolamento. Entenda melhor o Valor R dos isolantes térmicos.

Para ampliar a eficiência do seu isolante térmico você pode combinar 2 isolantes diferentes, ou seja, você pode usar um isolante tradicional de EVA por baixo do seu isolante inflável. A combinação dos dois isolantes irá melhorar o isolamento térmico e o conforto. Da mesma forma você pode empilhar mais de um isolante inflável ou mais de um isolante de EVA.

Colocar uma lona plástica por baixo da sua barraca também irá ajudar a manter a umidade afastada do fundo dela. Apenas preste atenção para que essa lona não seja maior do que a área do quarto da barraca, isto é, a lona deve ficar escondida embaixo da barraca, ela não pode ficar sobrando para os lados.

8. Alimente-se e hidrate-se bem!

Ao planejar suas refeições, verifique se elas são ricas em calorias, já que nosso corpo queima calorias para se manter aquecido. Opte por refeições simples e fáceis de fazer. Escolha refeições que podem ser feitas usando uma ou duas panelas, no máximo. Quando você chegar ao acampamento cansado e com fome, não vai querer preparar nada muito complicado, ainda mais no frio.

As comidas liofilizadas ou termoprocessadas são ótimas para situações assim, além do mais elas não ocupam tanto espaço na sua mochila quanto as comidas comuns. Os equipamentos e roupas para acampar no inverno são mais volumosos do que aqueles que você usa no verão, por isso otimizar o espaço na mochila pode ser uma ótima ideia para reduzir o tamanho dela.

Fogareiro Azteq JetCook

Certifique-se de beber bastante água para se manter hidratado. Pode não parecer tão óbvio, mas a hidratação é tão importante no frio quanto no calor. Além disso, certifique-se de levar combustível suficiente para as suas refeições, bebidas quentes ou para esquentar água. Bebidas e comidas quentes irão transformar seu acampamento de inverno em uma experiência muito mais agradável.

Dica extra: sopas e caldos são uma ótima forma para de aquecer antes de entrar no saco de dormir. Você pode comer o seu jantar mais cedo e preparar uma sopa quentinha pouco antes de se deitar.

9. Use o velho truque da garrafa com água quente

Uma maneira fácil de se aquecer no inverno é esquentar água, encher uma garrafa plástica e colocar esta garrafa perto dos pés, dentro do seu saco de dormir. Certifique-se de que a água não está muito quente e cuidado para não derreter a sua garrafa ou se queimar.

Dica extra: bolsas de água quente, dessas que você encontra nas farmácias, podem substituir a garrafa. Elas são fáceis de transportar, compactas e não são caras. Escolha um modelo com capacidade de 1 litro e que tenha um bom fechamento.

10. Fazer ou não fazer uma fogueira?

A fogueira é um assunto polêmico nos debates sobre atividades outdoor. Em muitos lugares as fogueiras são totalmente proibidas, isso é comum em parques e unidades de conservação aqui no Brasil e também em alguns lugares no exterior. Existem locais onde a proibição é periódica, ou seja, ela acontece durante a estação mais seca onde a possibilidade de incêndios acidentais é maior. Já em outros lugares a proibição é permanente.

É fundamental que você se informe sobre as normas e proibições sobre fogueiras na área onde pretende acampar. Porém, nem todos os lugares possuem essa informação, ainda mais se estivermos falando de áreas naturais que não são reguladas. Em situações assim considere que aquele local que não permite o uso de fogueiras, isso evitará acidentes e danos ao ambiente do local.

Caso seja permitido fazer uma fogueira é importante que você tenha conhecimento sobre os princípios de mínimo impacto que falam sobre as fogueiras e que você respeite todas as normas impostas pela autoridade do local.

Usando as roupas e equipamentos adequados você não precisará fazer uma fogueira. Você já viu uma fogueira no alto do Everest ou na Antártica? Pois é, não existe lenha nesses locais, mas são lugares super frios onde as pessoas usam as roupas adequadas para sobreviver… Pense nisso!

Algumas dicas extras para você acampar no inverno

As baterias e pilhas têm o péssimo hábito de descarregar no frio. As baterias alcalinas tendem a perder energia mais rapidamente do que as de lítio. Para minimizar o efeito do frio sobre as suas baterias e pilhas tente mantê-las aquecidas dentro da sua mochila e na barraca. Enrolar elas em meias ou roupas que não estão em uso é uma boa ideia para evitar que elas sejam afetadas pelo frio.

Quando tiver que ir ao banheiro, vá! Sair da barraca durante a noite pode ser bem desconfortável, mas é melhor do que ficar rolando a noite inteira dentro do saco de dormir tentando controlar a vontade de ir ao banheiro.

A temperatura negativa pode fazer a água congelar dentro da mangueira do seu reservatório de hidratação. Certifique-se de usar um isolamento térmico na mangueira do seu reservatório. Se você não quiser arriscar, deixe o reservatório em casa e leve algumas garrafas. E guarde as suas garrafas de cabeça para baixo. Assim você evita que a água congele na área do bocal da garrafa. A água congela de baixo para cima, então se você guardar a sua garrafa de cabeça para baixo ela irá congelar no fundo, e não na parte de cima.

Gear Members têm até 25% de desconto em equipamentos outdoor e cursos!

Você ainda não é membro do Gear Tips Club? Aproveite e faça a sua inscrição agora!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.